top of page

Batismo com o Espírito Santo

Tema: Batismo no Espírito Santo e línguas estranhas.

       "Atos 2.4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutra línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Durante centenas de anos foi dito que a linguagem usada pelos cristãos pentecostais era língua de anjos. Mas se formos examinar bem as escrituras e as traduções das palavras veremos que estivemos errados em relação a essa afirmativa.

     Sabemos que quando oramos em línguas estranhas, nossa oração vai diretamente a Deus e que o inimigo de nossas almas não é capaz de compreender as palavras que dizemos. Sabemos que quando em meio a um culto de adoração ao Senhor Jesus Cristo falamos em línguas estranhas e profetizamos, estamos falando diretamente com Deus pelo Espírito Santo e entregando a igreja o que o Espírito Santo 

nos revela. Sabemos que quem fala em línguas fala a Deus e não aos homens, e sabemos que o falar em línguas é um Dom para edificação pessoal onde nos direcionamos a Deus pelo Espírito Santo amém.

   Muito bem! Reparem por quantas vezes repetimos a menção ao Espírito Santo de Deus, o nosso Consolador.

  Em "1° Coríntios 13.1 vs. Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, seria como o bronze que soa ou como o símbolo que retine." Esse texto foi a ancora que formulou a afirmativa de que as línguas derramadas sobre os discípulos pelo batismo do Espírito Santo seria línguas de anjos. Mas observando as escrituras com maior atenção percebemos que Paulo usou o termo: "Língua dos anjos", de forma figurativa bem como ele ilustrou: "E tenha tamanha fé, a ponto de transportar os montes". Paulo quando escreveu a carta aos Coríntios já estava batizado com o Espírito Santo e já falava em línguas estranhas, mas assim como ele não tinha fé a ponto de transportar os montes, ele também não falava a língua dos anjos.

   A palavra de Deus nos diz que falamos línguas estranhas, falamos diretamente a Deus e que o inimigo de nossas almas não é capaz de entender as palavras que falamos. Mas se as línguas estranhas fossem línguas de anjos com certeza nosso inimigo e suas hostes saberiam o que falamos, pois sua origem era de um anjo e sendo assim ele entende e compreende a língua dos anjos. Leiamos Ezequiel 28.14 vs. Eu te coloquei como o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas." Aqui tem uma leve descrição das atribuições de satanás, ele era um dos anjos e tinha maior poder que a maioria pois era capaz até mesmo de andar por sobres as pedras afogueadas que estava abaixo e ao redor do trono de Deus. Está confirmado que ele era um anjo e por tanto fala a língua dos anjos e como a bíblia nos diz que as línguas estranhas que falamos somente Deus as compreendem, nos confirma que essa língua estranha não é língua de anjo.

   Vamos observar os textos a seguir:

Isaías 28.11-12 vs. 11 Pelo que por lábios gaguejantes e por línguas estranhas falarás o Senhor a este povo.

vs. 12 ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério, mas não quiseram ouvir. Aqui vemos duas profecias, a primeira é o falar em línguas estranhas e a segunda é a menção ao Espirito Santo. Quando o profeta Isaías menciona o "descanso," e " refrigério", jogamos esse texto todo ao novo testamento vemos da seguinte forma:  "João 16.7 Mas Eu vos digo a verdade: convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vô-lo enviarei.

Neste texto bíblico Jesus esta dizendo que enviará o Consolador e a bíblia denota Consolador com C maiúsculo, a bíblia nos comprova que o Consolador é o Espírito Santo de Deus, o profeta Isaías se referiu ao Espirito Santo como fonte de  "descanso e refrigério", e Jesus apresenta o Espírito Santo como Consolador. Na tradução literária pode se dizer assim: O  Consolador nos traz descanso e refrigério "

Em suma entendemos que o profeta Isaías nos firma que o Senhor falara ao povo com " lábios gaguejantes e línguas estranhas," e que dará descanso e refrigério ao falar com o povo, e Jesus nos diz, nos enviar o Consolador que é o próprio Espírito Santo de Deus, o qual nos batizará em espírito e em fogo. 

    Agora entendendo que na bíblia não existe a palavra trindade literalmente, a bíblia tem inúmeras menções de que nosso Deus é Trino "Tri-Uno": Deus Pai = Jeová, Deus Filho = Jesus Cristo e Deus Espírito Santo = Consolador.

Tais observações bíblicas nos leva a entender que se Jesus Cristo nosso Senhor nos deu o Espírito Santo para habitar em nós como igrejas de Deus, e que Jeová, Jesus Cristo e o Espírito Santo são um só, e que é o Espírito Santo que nos leva a falar em línguas estranha das quais nem satanás pode compreender, mesmo ele sendo um anjo "caído". Tudo comprova que as línguas estranhas que falamos é a língua do Espírito Santo de Deus, língua à qual somente o Senhor pode compreender e através do Espírito podemos conversar com o Pai.

Vejamos o que diz a Bíblia, a Palavra viva de Deus.

   Da mesma forma o texto bíblico de Lucas 12.12 nos confirma que o Espírito Santo é que nos guia no falar em línguas estranhas "Lucas 12.12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que dizer."

Mateus 3.11 E Eu em verdade, vos batizo em águas para o Arrependimento; mas Aquele que vem após mim, é mais poderoso que eu; ao Qual eu não sou digno de levar nem as suas sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Atos 1.5 Porque, na verdade João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Atos 2.4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 8.14-17 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ou de que Samaria recebera a Palavra de Deus.

  vs. 15 Os quais, tendo descido, oravam, por eles, até que recebessem o Espírito Santo.

  vs. 16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)

vs. 17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

Atos 10.44-46 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra.

vs. 45 E, se maravilhavam os fiéis que eram da Circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, de que o Dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os Gentios.

vs. Porque os ouviam falar em línguas, e magnificar a Deus. Então respondeu Pedro.

Obs: Todas as pessoas do planeta as quais aceitarem e confessarem de coração receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, são salvas em Cristo e o batismo no Espírito Santo vem depois como reação a intimidade da busca pessoal de cada um. Isso não significa que alguém que não é batizado com o Espírito Santo não seja salvo. O batismo no Espírito Santo é um dom de Deus para o homem. Da mesma forma só se pode falar ou interpretar as línguas espirituais quem for batizado com o Espírito Santo, é impossível uma pessoa que não seja batizada com o Espírito Santo, falar ou interpretar as línguas espirituais ( línguas estranhas). Lembremos que assim que aceitamos a Jesus Cristo somo recebemos e somos cheios do Espírito Santo de Deus. (João 19.19-22)

Atos 11.15-17 E quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio.

vs. 16 E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com águas; mas vós sereis Batizados com o Espírito Santo.

vs. 17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo Dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?

1° Corintios 14.39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, Profetizar, e não proibais o falar em línguas.

Judas vs.20 Mas vós ó amados, edificando-vos a vós mesmos, sobre vossa Santíssima Fé, orando no Espírito Santo.

Em suma a pessoa tem que primeiro aceitar ao Senhor Jesus Cristo como Salvador e com o devido tempo, busca e intimidade ser batizado com o Espírito Santo de Deus e sendo da vontade de Deus vem o Dom de línguas.

João 14.17

O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta e além da experiência inicial da salvação. Portanto só se recebe depois de ser salvo pelo Sangue de Cristo Jesus. Depois que as pessoas se entregam a Jesus e se batizam nas águas, deve pedir a Deus o batismo do Espírito Santo.

Lucas 11.13

Nós não temos mérito algum para merecer o Batismo no Espírito Santo. É um Dom. Pedro falou sobre o receber o Dom do Espírito Santo (Atos 2.38) E disse-lhe Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo. Jesus disse: Lucas 11.13"Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àquele que lhe pedirem"

Cristo mandou que todos os crentes recebam o batismo com o Espírito Santo.

  Atos 11.4-5

Seguindo as referencias bíblicas entendemos que quando se é batizado com o Espírito Santo, um dos dons do Espírito é falar em Línguas Espirituais (estranhas), como o Espírito Santo de Deus lhes conceda que falem. Não há exceção alguma quanto a isso. De fato o falar em línguas Espirituais (estranhas) é uma evidência física inicial, de que se foi batizado no Espírito Santo.

Atos 2.4; 10.44-46; 11.15-17; 19.2; 6.  1° Coríntios 14.39

Alguém que recebeu o Espírito Santo, por tanto, descobrirá que o adorar a Deus e orar noutras línguas, farão parte de sua devoção a Deus, atitudes que o faram sentirem enorme tranquilidade e refrigério.

Isaías 28.12.  1° Coríntios 14.4

O batismo no Espírito Santo é para todos. Porem uns terão Dons de línguas, outros Dons de sonhos, outros Dons de visões e outros Dons de profecias.

Joel 2.28-29

Depois de termos sido batizados com o Espírito Santo, deve-se entender que o Espírito opera dentro de nós mesmos, segundo a nossa FÉ na Cruz de Cristo. Em outras palavras, o que Jesus fez na Cruz proporciona os parâmetros pelos quais opera Espírito Santo; por conseguinte, nós como Crentes, devemos sempre registrar nossa Fé na Cruz de Cristo, o que dará liberdade de ação ao Espírito Santo dentro de nossas vidas.

Romanos 8.1-2

Conclusão: Somos morada do Espírito Santo de Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo que nos trouxe a Graça e o Espírito Santo que abita em todo ser humano que se entrega verdadeiramente a Cristo e é batizado em nome de Jesus Cristo, nos direciona e nos ensina a falarmos a língua do Espirito de Deus. Língua a qual nem satanás, nem os anjos e nem qualquer pessoa não batizada com o Espírito Santo de Deus podem entender. Entretanto o falar em lingues não é a única evidencia de que a pessoa é batizada com o Espirito Santo. Temos que levar em consideração outras evidencias que comprovam tal batismo: Os dons do Espírito Santo e ainda mais importante os frutos do Espirito Santo, pois os frutos do Espirito Santo testificam sobre o Espirito em cada individuo  

Obrigado meu Senhor por mais uma madrugada de estudo da sua palavra

Eascrito por: Diácono Patrick Vieira Trindade

 Fonte: Bíblia Sagrada de Estudo do Expositor

 Banco Santander Ag. 3153 C/C 01084411-7

ministérioministrandoapalavra@gmail.com 

 Data: 29/01/2016

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Igreja Comunidade Evangélica Renovar

Rua Velha - Vila Bella Vista nº 1

Rio das Pedras -RJ

Pr. João Roberto Barroso

Agenda de Cultos

Quarta: 20:00 Vida no Espírito

​​Sexta: 20:00 Poder e libertação

​Domingo: 09:30pm EBD

Domingo: 19:00 Adoração

©2023 by Grace Church. Proudly created with Wix.com

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
bottom of page