top of page

Caminhando com Deus

Atualizado: 20 de jun. de 2018

Caminhando com Deus

                               Andar no Espírito

Andar com Deus significa

Prelúdio 

1 - Ter comunhão com Deus como Enoque (Gn 5.24)

Gn 5.24 - Andou Enoque com Deus e já não éra por que Deus o tomou.

2 - Persistir na obra de Deus como Noé (Gn 6.22; 1Co 15.58)

Gn 6.22 - Assim fez Noé, consoante há tudo o que Deus lhe ordenara.

1Co 15.58 - Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão.

3 - Reconhecer os caminhos e pensamentos de Deus como Moises (Sl 103.7)

Sl 103.7 Manifestou os seus caminhos a Moises e os seus feitos aos filhos de Israel.

4 - Ser corajoso e zeloso como Finéias (Nm 25.6-13)

Nm 25.

v. 6 – Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma mulher midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação.

v. 7 -  Vendo isso Fineias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança,

v. 8 – foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e há sua mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel.

v. 9 – Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil.

v. 10 – Então disse o Senhor a Moisés;

v. 11 – Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.

v. 12 – Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz.

v. 13 – E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; por quanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.

Pregação o Desafio de Golias. 

( Não somos nós quem desafiamos ao inimigo de nossas almas mas sim o contrario, nós somos separados e escolhidos de Deus o criador de todas as coisas existentes, somos vencedores por direito e o inimigo de nossas almas vem como Golias para nos desafiar em nossa fé. ) 

 5 – Ser destemido como Davi ( 1Sm 17; Sl 23.4)

Pregação 1Sm 17.

Nossas vida é como uma batalha constante e para termos nossa vitória temos que atravessar o vale

v. 3 – Estavam estes num monte do lado dalém, e os israelitas, no outro monte do lado da daquém; e, entre eles o vale.

v. 4 – Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.

Em todos os momentos o inimigo de nossas almas se colocará em nossa frente nos acusando e tentando nos fazer desistir.

v. 8 – Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís, formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim. 

v. 9 - Se ele poder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então sereis nossos servos e nos servireis.

v. 10 – Disse mais o filisteu: Hoje afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

Sempre que estamos de frente a uma grande dificuldade financeira, doença, noticia de morte entre outras, sempre nos vem a sentimento de inferioridade, de pequenez ou de incapacidade.

v. 12 – Davi era filho daquele efrateu de Belém de Judá cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos;

O inimigo é sábio e sabe o momento exato de nos provar.

v. 16 – Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde: e apresentou-se por quarenta dias.

Devemos lembrar que quando Jesus subiu ao monte para ser tentado por satanás ele se encontrava em 40 dias de jejum, sua carne estava fraca mas seu Espirito esta forte. Naqueles dias ele não se alimentou de pão, mas se alimentou da presença do Pai.

Quando estivermos em frente a nossos gigantes, assim como Davi temos uma arma, arma a qual o inimigo de nossas almas jamais poderá vencer. Essa arma é a obediência a palavra de Deus. A obediência e a oração traz para nossas vidas a fidelidade de Deus e a comunhão com o Espirito Santo.

v. 20 – Davi, pois, no dia seguinte, se levantou de madrugada, deixou as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao acampamento quando já as tropas saíam par formar-se em ordem de batalha e, a gritos, chamavam à peleja.

Em Lucas 22.39 à 46 vemos Jesus orando e ao orar ele diz: 

v. 42 - Pai se poderes passa de mim esse cálice; contudo, não se faça a minha vontade mas sim a Tua

v. 43 – [Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava}

v. 44 – E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.

É muito falho de nossa parte achar que apenas por estarmos na casa do Pai estamos livres das ações do inimigo. Quando achamos que estamos forte ele se levanta para tentar nos derrubar.

v. 23 – Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.

É nesta hora onde o inimigo está de pé a nossa frente que Deus se levanta do trono e olha para nós e fica ali apenas esperando já com as mãos levantadas para ver nossa posição e quando tomas posição diante de Deus, Deus se alegra e nos capacita em tudo.

v. 26 – Então disse Davi aos homes que estavam com sigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

v. 32 – Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.

v. 33 – Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.

v. 34 – Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho,

v. 35 – eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro de sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.

v. 36 – O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

v. 37 – ( parte a ) Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e do urso; Ele me livrará das mãos deste filisteu.

Assim como Saul e os irmãos de Davi não confiavam nele por ser moço e aparentemente incapaz, eles acreditaram na força da fé que estava nas palavras de Davi e na autoridade que vinha em suas palavras.

Muitas vezes quem está ao seu lado não tem coragem de seguir e ao ver você se colocando de pé para fazer a obra e atravessar o vale, lhe oferecem ferramentas na intenção de lhe ajudar a vencer mas temos que saber a hora certa de sermos humildes e assumirmos não sermos capazes de manejar tais ferramentas e assim em nossa humildade Deus nos capacita e nos supre das ferramentas que Deus sabe que usaremos com sabedoria.

v. 38 – Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.

v. 39 – Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais havia usado; Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Amado filhos de Deus que em horas de enfrentarmos principados e potestades, gigantes e vales, desertos e mares. Lembremos das palavras e ensinamentos de Paulo:

Efésios 6.

v. 10 – Quanto ao mais, sede fortalecido no Senhor e na força de seu poder.

v. 11 – Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

v. 14 – Estais pois firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça;

v. 15 – Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

v. 16 – embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno;

v. 17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espirito, que é a palavra de Deus;

Davi sabia em quem confiar e conhecia o Deus de Israel, Davi o sentia no campo quando apascentava as ovelhas e Davi estava naquele momento sentindo a presença de Deus o protegendo, Davi não precisava da armadura de Saul.

v. 40 – Tomou o seu cajado nas mão, e tomou para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Quando o inimigo de nossas almas percebe a burrada que cometeu em se levantar contra um ungido de Deus ele por ser pai da mentira tenta se mostrar grande e forte a nossa frente para tentar nos vencer no medo e evitar a batalha que ele sabe por antemão que não pode vencer.

v. 43 – Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi.

v. 44 – Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo.

É neste momento amados, no momento que o inimigo de nossas almas se mostra mais forte, que o deserto se mostra maior, que o mar se mostra mais turbulento, é nas horas que o vale se mostra sem vida e que o gigante parece que vai te engolir, que Deus se levanta do trono para ver o que você vai fazer, em quem você vai confiar em suas próprias forças, em seus amigos e familiares, em suas armas, inteligência ou em seu dinheiro. Ou se você vai se entregar nas mãos deste Deus lindo e tremendo para que ele peleje por você.

Qual vai ser a sua escolha? Qual tem sido a sua posição?

v. 45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

v. 46 – Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-ti-ei, tirar-ti-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

v. 47 – Saberá toda essa multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; por que do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará nas nossas mãos.

Deus capacitou a Davi, esse mesmo Deus nos enviou a seu Filho Jesus para nos capacitar também.

Finalização

Em João 13. Vemos o que nosso Deus deseja fazer com cada um de nós que declaramos seguir a seu Filho unigênito Jesus Cristo. Assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos que com Ele andou, assim também o Senhor Jeová quer há todo momento lavar-nos de todo pecado, de todo medo de toda incredulidade e nos encher de graça, paz e unção e benção incontáveis. 

 Pois assim o Senhor Jesus nos falou: Abençoado são todos os que me ouvirão e me virão face a face e creram em Mim. Porém bem aventurados são os que não me virão face a face, nem me ouviram, mas creram em Mim. Esses serão chamados de filhos de Deus.

Em resumo:

Enoque andou em comunhão com Deus e Deus o tomou para si;

Noé persistiu em seguir as palavras de Deus e Deus fez com ele uma aliança;

Moisés reconheceu os caminhos e os pensamentos de Deus e Deus o exaltou;

Finéias foi corajoso e zeloso com a vontade de Deus e Deus abençoou sua família;

Paulo se manteve tranquilo nas promessas de Deus mesmo em meio a grande tempestade e Deus lhe revelou seus segredos;

Davi foi destemido e confiante no Senhor nosso Deus e Deus lhe chamou de amigo.

Hoje esse mesmo Deus zeloso esta nos chamando para andarmos e confiarmos Nele e ele nos chama de amigos.

Por: Patrick Vieira Trindade

Fonte: Bíblia Sagrada do Pregador

20/06/2015



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Igreja Comunidade Evangélica Renovar

Rua Velha - Vila Bella Vista nº 1

Rio das Pedras -RJ

Pr. João Roberto Barroso

Agenda de Cultos

Quarta: 20:00 Vida no Espírito

​​Sexta: 20:00 Poder e libertação

​Domingo: 09:30pm EBD

Domingo: 19:00 Adoração

©2023 by Grace Church. Proudly created with Wix.com

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
bottom of page