O Espírito do Senhor (Deus) está em nós.
- Ev. Patrick Vieira
- 27 de mai. de 2018
- 6 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2018
Isaías 61.1-3
Introdução: A unção de Deus vem sobre nossas vidas com um propósito. A palavra 'para' é citada várias vezes neste texto mostrando o objetivo da unção de Deus. A unção não é para diferenciar pessoas como se tornassem melhores só porque foram ungidas. Quem é ungido passa a servir a Deus.
Jesus é o maior exemplo de pessoa ungida por Deus. Por isso recebeu o nome de Cristo, que significa ‘o ungido’. Quando começou seu ministério, Jesus leu este texto de Isaías
(Lucas 4.18,19)
(18) "O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,"
(19) "e apregoar o ano aceitável do Senhor".
E declarou
(21) "Então, passou Jesus a dizer-lhes: hoje se cumpriu a escritura que acabou de ouvir"
. A unção de Cristo se mostrou com poder, mas também com humildade e serviço ao próximo
(Marcos 10.45)
(45) "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."
. Qual é a utilidade da unção?
Vamos aprender que a unção serve para:
1 - Para Evangelizar: “porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos”.
Somos ungidos por Deus para ganhar vidas. A unção passa por nós para atingir outras pessoas. Somos como o primeiro vaso de azeite da mulher viúva que se multiplicava ao se derramar sobre os vasos emprestados dos vizinhos
(II Reis 4.1-7)
(1) "Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos".
(2) "Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite."
(3) "Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas."
(4) "Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia."
(5) "Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia."
(6) "Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou."
(7) "Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto."
. Quanto mais gastamos nossa unção, mais ela aumenta e somos renovados por Deus.
2 - Para Restaurar: “enviou-me a restaurar os contritos de coração”.
Quem é ungido recebe restauração em um sua vida. A unção traz cura para quem está enfermo
(Tiago 5.14)
(14) "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor."
. Muitas pessoas precisam de alívio para suas dores e unção é o remédio. Como o bom samaritano que aplicou óleo sobre as feridas do homem que encontrou caído na beira do caminho
(Lucas 10.34)
(34) " E aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhe azeite e vinho e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o a uma hospedaria, e cuidou dele."
. O contexto mostra-nos que esse viajante ferido não era rico e por tanto não poderia retribuir o bem que lhe foi feito
3 - Para Libertar: “a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.
A unção liberta de todo mal tirando todo empecilho de nossas vidas. Muitas vidas estão presas e precisam de libertação. Somente a verdade liberta
(João 8.32)
(32) " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
. Quando somos ungidos, nos libertamos de todo mal. O segredo da vida abundante em Cristo; a "Verdade" é "Jesus Cristo e este crucificado" é a única resposta para os problemas dos homens
(Isaías 9.4)
(4) " Porque Tu quebraste o seu pesado jugo, e a vara do seu exator, como no dia dos Midianitas"
. Quando Cristo veio, Ele quebrou o jugo de satanás dos seus ombros, pelo menos daqueles que creram. O jugo tratado aqui é o pecado, o exator é o príncipe das trevas, que tinha quase toda a humanidade sob seu domínio quando Jesus veio.
4 - Para Profetizar: “a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus”.
O ungido é capacitado para proclamar coisas invisíveis e alcançar o inalcançado. Todo profeta primeiro deve ser ungido para então ungir outros profetas e reis
(I Reis 19.16)
(16) " E a Jeú, filho de Ninsi, ungiras como rei sobre Israel; e a Eliseu, também filho de Safate, de Abel-Meolá, ungiras para que seja Profeta em seu lugar.
. A unção é o percurso de uma grande bênção que vem e que temos que distribuir em o povo.
5 - Para Consolar: “a consolar todos os tristes” v.3 “a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado”.
A unção traz frescor e alívio às feridas e alegria no lugar da dor. No calor do deserto o óleo refrescava a pele e protegia do sol e de moscas. O Espírito Santo é o Conselheiro
(Isaías 9.6)
(6) " Porque um Menino nos nasceu, um filho nos é dado; e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu Nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
. Essa Promessa Gloriosa pertence não somente ao Primeiro Advento, como também ao Segundo Advento. O pronome " nos" se refere a toda Israel. Da Semente de Abraão, que gerou o povo Judeu, e dai por ultimo o Messias, a Promessa maior de todos os tempos por fim se cumprirá.
. A frase " o principado esta sobre os Seus ombros ", refere-se à Idade do reino vindouro, quando Cristo regerá e reinará sobre toda a Terra. (Dn. 7.13-14; 1ª Cr. 15.24-28;
Ap. 11.15; Ap. 20.4-10)
É o Consolador que nos ajuda nas horas difíceis
(João 14.16 e 26)
(16) " E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará o outro Consolador, para que fique convosco para sempre.
(26) Mas Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome. Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito "
6 - Para Frutificar: “a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor”.
Através da unção os frutos são colhidos na presença do Senhor
(João 15.8)
(8) " Nisso é glorificado o Meu Pai, que deis muitos frutos, e assim sereis meus discípulos
. O azeite vem do fruto da oliveira, tal como o Espírito Santo vem do Senhor
(Habacuque 3.17-18)
(17) " Embora que a figueira não floresça, nem nas videiras haja frutos, embora falte o produto da oliveira, e os campos lavrados não produzam mantimento, e as ovelhas sejam arrebatadas, e não haja vaca nos currais
(18) Contudo eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação"
. Uma pessoa ungida deve ter frutos de vida na presença de Deus e principalmente ganhando almas, seja nos momentos de fartura ou em momentos de escassez.
7- Para Glorificar: “para que ele seja glorificado”.
Tudo na vida de quem é ungido serve para dar glória a Deus. Não há razão para ser ungido senão para honrar ao Senhor que nos capacita. Se a pessoa se achar importante por causa de sua unção, isso é prepotência e por causa da arrogância muitos líderes perdem a sua unção “porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”
(I Pedro 5.5)
(5) " Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos Anciões, sede todos sujeitos uns aos outros, revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Deus te ungiu com um propósito!
-CONCLUSÃO:
Deus nos enche como um vaso para transbordar sobre outras vidas. A unção não pode ser desperdiçada. Precisamos levar o poder de Deus até aqueles que precisam ouvir o evangelho, ser restaurados, necessitam de uma palavra profética, de um consolo, para conseguir dar frutos e tudo isso para glorificar a Deus.
Não use a unção, mas seja usado por ela!
Por; Diácono Patrick Vieira Trindade
Ajude esse ministério a prosseguir
10/10/2015 03:40
Comentários